MENSAGEM DA SEMANA...












Histórico

-->


Em 1950 foi construída a primeira Escola – Capela na localidade de Dez de Maio, em forma de mutirão pelas famílias dos pioneiros com o patrocínio da Empresa Colonizadora Rio Paraná, S/A sendo o primeiro professor Edmundo José Mayer, que iniciou sua atividade docente em 4 de abril de 1951, com 26 alunos de 1ª série.
Em 1956, o governador Moisés Lupion encaminhou verbas para construir uma escola com área administrativa e salas para ministrar aulas seriadas, com a denominação Grupo Escolar Municipal Miguel Dewes, em homenagem ao procurador destas terras junto à Maripá. Na época estavam matriculadas 75 alunos.
Em 1962, a pedido das autoridades municipais e do Pe. Vigário João Werner, assumem o trabalho escolar as Irmãs Servas do Espírito Santo, vindas do Convento Santíssima Trindade, da Província Espírito Santo com sede em São Paulo.
No ano de 1975, a Escola Fundamental “Miguel Dewes” abria as portas para a classe de 5ª série, dando continuidade ao Ensino de 1º Grau, sob a responsabilidade didático-pedagógico do Colégio Santa Maria, estabelecimento particular de Ensino de 1º e 2º Grau, sediado no município de Cascavel como extensão do Colégio Santa Maria, sob a direção de Irmã Maristela Roza. No mesmo ano, a Prefeitura Municipal de Toledo, em convênio com a Sociedade Escolar Espírito Santo, iniciou a construção do atual prédio escolar, em alvenaria, com a capacidade para abrigar 200 alunos por turno, além de salas especiais para a administração. O terreno atingiu 4.800 m2, sendo dois lotes doados pela Congregação Missionária das Servas do Espírito Santo, ficando as despesas da Construção a cargo da Prefeitura e verbas da Alemanha, conseguidas pelo Pe. João Assmann.
No dia 29 de fevereiro de 1976, realizou-se festivamente o ato de inauguração da nova escola, sendo denominada “Escola Fundamental Miguel Dewes”. A Prefeitura junto com a Comunidade assumiu a folha de pagamento dos Professores de 5ª e 6ª séries.
No dia 04 de janeiro de 1979, a Escola passou a denominar-se Escola Miguel Dewes – Ensino de 1º grau.
A partir do ano de 1982, vieram alunos das seguintes localidades: Cinco Cantos, São Salvador, Entre Meio, Cerro da Lola, transportados pela Empresa União de Dez de Maio.
Em 1984, foi criada e autorizada a funcionar a Escola Estadual de Dez de Maio, passa então, ser mantida pelo Governo do Estado do Paraná.
Em 1995, é autorizado o funcionamento da Educação Infantil, na Escola Municipal Miguel Dewes.
No dia 07 de outubro de 2001, teve a reinauguração das inovações da Escola Municipal Miguel Dewes, sendo neste período o Prefeito Municipal o Sr. Derli Antônio Donin e Secretária Municipal da Educação a Sra. Ermínia Machiavelli.
A escola sempre esteve vinculada ao Sistema Estadual de Ensino, através do Núcleo Regional de Educação, mas a partir da lei Municipal nº 1.857/2002 de 18/12/2002 a Escola passou a integrar o Sistema Municipal de Ensino.
Em novembro de 2006 foi aprovado o Projeto de Implantação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de nove anos.
Este Estabelecimento funciona atualmente de forma compartilhada, Município e Estado. A Escola Municipal atende aproximadamente 120 alunos de Pré ao 5º ano e a Escola Estadual atende aproximadamente 100 alunos de 6º ao 9º ano.